HORA E DATA

sábado, 23 de abril de 2011

BIOGRAFIA DE ESTHER GONÇALVES


Escritora e Poeta Brasileira, Esther Gonçalves, nasceu em 17 de fevereiro de 1967, no Hospital Padre Antônio Vieira, em Coroatá - Maranhão. Filha de Zulmira Lima Gonçalves dos Santos e Antônio Pedro dos Santos Neto (falecido em 13/06/1976). Casada com Walmiro Castro Neto [16/10/1984], do qual tem uma filha [Walthênia Kellyne]. Formação Acadêmica: Pedagogia[UEMA].Pós-graduações: 1.Educação Especial e 2.Português [na área de gramática e literatura].

Apreciadora de Castro Alves, José de Alencar, Machado de Assis, Gonçalves Dias, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Tom Jobim...

Começou a escrever poesias aos 12 anos de idade. Escrevia, rasgava, escrevia, tornava a rasgar... com receio de que as pessoas não iriam gostar das suas poesias e poemas. Perdendo assim, vários livros.
Porém, por incentivo de amigos como: Amparo de Lellis, resolvera não mais rasgar e sim, formar novos livros.
Desde então, passou a enviar Mensagens para o Programa da Emissora de Rádio local (Rádio Rio Jordão), da Amparo de Lellis, a qual divulgava suas poesias, fazendo com que os ouvintes pedissem mais poesias e poemas feitos por Esther.

A poetisa sempre pode contar com o apoio: do marido Neto Castro, da filha Walthênia (que também é escritora e poeta brasileira), da mãe Zulmira Gonçalves, do seu irmão Sérgio Gonçalves e Eldo Melo [um dos grandes incentivadores na cidade onde mora]. Além, é claro, do apoio dos amigos poetas: Cláudia Duarte, Rui Edison Lima Tavares, Gustavo Drummond, Marly Drummond, Sérgio Gonçalves [o beija-flor-poeta], João Udine Vasconcelos [Udine], Antônio Poeta, Betânia Uchôa, Marta Peres, Jaak Bosmans, Manoel Virgílio, Amaro Pereira, Guerreiro da Luz [Eduardo], Marcos Cione Pereira, Dolandmay [Walter Silva], entre outros.
Criadora do seu próprio estilo, o qual denomina "inovador", por não seguir estilos do passado, regras ou metrificação. Sua forma de escrever é livre, sem se prender a nada. Coloca em seus escritos o maior dos sentimentos, o AMOR, transformado em puro "lirismo literário". Espera não entrar em contradição com os conservadores.

*Inovar - é fazer diferente aquilo que já existe. A poesia existe há séculos. Só que para ser considerada Poesia, tinha que ter métrica, regras, seguir algum estilo do passado...

Principais obras literárias: Alcoolismo, A História de Linda, A Menininha Que Queria Aprender a Ler e Escrever, A História do Natal na Visão de Esther Castro, “Minhas Poesias, Para Ler e Guardar na Memória”, o romance “Estrela que Brilha” e a fábula “A Princesa Bianca”.

Ama escrever poemas. Chegando a escrever quatro a cinco poemas por dia.

Foi uma das classificadas no CONCURSO INTERNACIONAL DE POESIAS DO PROJETO 48 HORAS, de MARCELO PUGLIA, dando direito a participar do Livro "Latinidade Poética - O melhor da poesia Latino-americana" dia 31/01/2009, com o poema: O Abraço. Sua página no Livro é a 69.
Também está nas Antologias: "Poemas à Flor da Pele" juntamente com seu irmão Sérgio [o beija-flor-poeta] e sua filha Walthênia Lima [Fênix], entre outros poetas. E, "Antologia do Brasil". O lançamento oficial ocorreu na noite do dia 8 de outubro, dentro da programação oficial do XVII Congresso Brasileiro de Poesia [Coordenador Ademir Bacca], em Bento Gonçalves-RS.
Tem o pseudônimo "Poetisa", o qual é usado como personagem principal do Orkut, criado por ela.

Significado de Poetisa:
Em busca da paz a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que brigar. Não é capaz sequer de se imaginar vivendo ao lado de pessoas que se relacionam na base de tapas e berros, mesmo que sejam elas sua mãe, seu pai ou o grande amor da sua vida.
E que ninguém tente prender ou proibir de alguma coisa, em situações como esta é adeus na certa, sem pensar.
Passa a impressão de uma pessoa muito inteligente e intuitiva, desde muito cedo é notória sua vocação por atividades intelectuais. Não se atrai por atividades desgastantes e de esforço físico. Na maturidade demonstra ter a vida sob controle. Alguém que valoriza a espiritualidade.
Bastante reservada, torna-se difícil ter sua confiança, e guarda seus segredos sempre para si. Não se familiariza com encontros sociais, prefere sempre atividades que exijam concentração. Fala pouco, e evita comentários óbvios, nunca age com a intenção de impressionar, por isso só participa de conversas quando está embasada de sua observação e cuidadosa analise. Preocupa-se com o conteúdo e nunca com a forma.

Significado do nome Poetisa - Sua marca no mundo!
RESERVADA, EQUILÍBRIO, CONFIABILIDADE, PERSPICÁCIA, ESPÍRITO ANALÍTICO

ONDE ENCONTRAM MAIS SOBRE ESTHER GONÇALVES:
RECANTO DAS LETRAS:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/esthergoncalves
FÁBRICA DA POETISA:
http://poetisaesthergoncalves.blogspot.com
REVISTA DE POESIAS:
http://esthergoncalves.blogspot.com
CASA DO POETA BRASILEIRO DE PRAIA GRANDE - SP:
http://casadopoeta.ning.com/profile/EstherGoncalves
HÁ PUBLICAÇÕES SUAS NO
PAVILHÃO LITERÁRIO CULTURAL SINGRANDO HORIZONTES:
ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL:
http://singrandohorizontes.blogspot.com/2010/08/esther-goncalves-cristais-poeticos.html

Em relação ao nome:
Esther Gonçalves dos Santos, é o seu nome de Registro de Nascimento e Batismo. Em 16 de outubro de 1984, ao casar-se no Civil e Religioso com Walmiro Castro Neto, passou a se chamar: Esther dos Santos Castro. Porém, seu nome artístico continuou sendo ‘Esther Gonçalves’, devido haver iniciado a escrever aos 12 anos de idade e ser conhecida como tal. Outro motivo, pertence à família ‘Gonçalves’, herança de sua mãe Zulmira Lima Gonçalves dos Santos, mulher batalhadora, que, ao ficar viúva ainda jovem, criou e educou sozinha os quatro filhos do seu único casamento com Antônio Pedro dos Santos Neto [falecido em 13 de junho de 1976]. O ‘Gonçalves’ está nas raízes desta escritora e poeta brasileira. Corre nas veias, no sangue.

BIOGRAFIA DE ESTHER GONÇALVES
RABISCANDO EM FAMÍLIA

2 comentários: